Nossos Livros

As Edições Rio do Engenho são responsáveis pela publicação impressa de livros virtuais da
Editora Universitária do Livro Digital | e.book.br.
Conheça alguns títulos lançados. Para ver em e-book clic na capa:

 

Desatino romântico e consciência crítica:
Uma leitura de Amor de Perdição,
de Camilo Castelo Branco.
Esta abordagem do livro de Cid Seixas conduz o leitor aos descaminhos do texto, com suas certezas e contradições. A mais romântica das novelas camilianas é vista como antecipação realista, saltando do confronto ao ultrapasse. Metonímia, deslocamento e caricatura são recursos de uma construção fraturada pelo oscilar entre o rigor iluminista e a fluência da emotividade popular que balizaram o autor.
Coleção Oficina do Livro, 1
issuu.com/e-book.br/docs/camilo




Literatura e Intertextualidade,
de Cid Seixas,
é um estudo sobre a ressonância de vozes no texto literário, que demonstra o permanente diálogo mantido pelas obras entre si, ou pelas diversas manifestações artísticas, onde um texto remete ao universo de outro texto; e onde uma composição musical evoca outra composição. Pintura, arquitetura, cinema, teatro, música e literatura são exemplos de expressões artísticas que não ficaram imunes ao diálogo das obras entre si, numa cumplicidade aliciante para com o público. A troca de experiências é uma atitude essencial do homem, também assumida por uma das manifestações mais complexas do seu espírito: a arte.
Coleção Oficina do Livro, 2
issuu.com/e-book.br/docs/intertextualidade





Noventa anos do Modernismo 
na Feira de Santana de Godofredo Filho,
por Cid Seixas.
“Godofredo Filho é o legítimo precursor do modernismo na Bahia e um dos melhores poetas brasileiros de sua geração. A rigor, não pertenceu ao grupo de Chiacchio; tinha-se antecipado, alguns anos, em escandalizar as tranquilas consciências literárias de nossa terra, com experiências surrealistas que, se fizeram rir a muitos, deixaram outros apreensivos, pois, também havia certa ordem nessa loucura.” É o depoimento do crítico Eugênio Gomes.
Coleção E-Poket, 2, da UEFS.
issuu.com/e-book.br/docs/godofredofilho





Da invenção à literatura:
Textos de teoria e crítica.
Por Cid Seixas.
Reúne artigos sobre o fazer literário em linguagem simples e criativa, destinada ao prazer da leitura. Sobre esta tarefa é o autor quem diz: “Quando meninos, brincávamos de cabra-cega, um jogo no qual, de olhos vendados, procurávamos o que não víamos. Em adultos, encontramos na tela de Goya La gallina ciega uma imagem irônica, mas de construtivo apelo, da tarefa crítica. Sabendo-se de olhos vendados para o que pretende alcançar, a crítica saberá voltar atrás, tentar de novo, procurar do outro lado, e – quem sabe? – até mesmo acertar.”
Coleção Oficina do Livro, 4
issuu.com/e-book.br/docs/invencao
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário