Coleção E-Poket

Para ler em e-book clic na capa

  

A Coleção E-Poket, da Universidade Estadual de Feira de Santana,
publicou até o momento três livros, abaixo descritos.

Elvya Ribeiro Pereira | Piguara
PIGUARA: ALENCAR E A INVENÇÃO DO BRASIL, de Elvya Ribeiro Pereira empreende uma leitura diferenciada do pensamento e da obra literária de José de Alencar, deslocando-se de uma visão crítica sedimentada que circunscreve o escritor ao lugar ideológico dos valores positivos da colonização. Através de uma criteriosa pesquisa da obra de José de Alencar no contexto do século XIX, Elvya Pereira discute, entre outras coisas, a relação Natureza/Cultura na ficção indianista de Alencar, observando a transfiguração de elementos locais no processo de renomeação da nova Pátria, o que impõe inclusive uma abertura no código lingüístico advindo da Metrópole. Além disso, a configuração de uma identidade nacional híbrida, na interface Natureza (movida pela figura do índio) / Cultura (arregimentada pelo branco português) já apontaria para uma intervenção transformadora das representações locais frente ao processo colonizador.
issuu.com/e-book.br/docs/piguara

Cid Seixas | Modernismo na Bahia
NOVENTA ANOS DO MODERNISMO NA FEIRA DE SANTANA DE GODOFREDO FILHO, por Cid Seixas.
“Godofredo Filho é o legítimo precursor do modernismo na Bahia e um dos melhores poetas brasileiros de sua geração. A rigor, não pertenceu ao grupo de Chiacchio; tinha-se antecipado, alguns anos, em escandalizar as tranquilas consciências literárias de nossa terra, com experiências surrealistas que, se fizeram rir a muitos, deixaram outros apreensivos, pois, também havia certa ordem nessa loucura.” É o depoimento do crítico Eugênio Gomes.
issuu.com/e-book.br/docs/pereyr

Pereyr | A Poesia de Antonio
A POESIA DE ANTONIO: BRASILEIRO E A UNIDADE PRIMORDIAL DA LÍRICA |
Este e-book de Roberval Pereyr, intitulado A Poesia de Antônio, constitui a parte aplicada do livro A Unidade Primordial da Lírica Moderna, publicado no ano 2000 pelo autor, através da Coleção Literatura e Diversidade Cultural, da UEFS. Doutor pela Unicamp e Professor Pleno da Universidade Estadual de Feira de Santana, Roberval Pereyr harmoniza a atividade docente com a Poesia. Foi esta condição exemplar de poeta que constituiu o método do professor. Método fundado na paixão medida – e, às vezes, desmedida – pelos inventos da inteligência e pelos desvãos da sensibilidade.
issuu.com/e-book.br/docs/pereyr




Nenhum comentário:

Postar um comentário